terça-feira, 31 de agosto de 2010

POR QUE UM DICIONÁRIO DE RIMAS?

Por que mais um dicionário de rimas se existem tantos na internet?
  - Ora, existiam muitos, mas não eram o MEU dicionário! -

Este dicionário de rimas se diferencia dos outros porque ele está todo aberto e não aquela coisa chata de procurar uma rima no escuro, digitando uma palavra e sendo sorteado com algumas rimas aleatórias. Não conheço muitos dicionários, mas conheço o meu jeito de procurar rimas. Quando começo a escrever, nem sempre tenho todo o conceito do texto na cabeça. Às vezes não tenho nenhum mesmo. Por isso gosto de olhar para as palavras que rimem entre si. Elas me inspiram a buscar frases onde se encaixem. É uma procura de trás-pra-frente, não sei se me entende.
Tentei criar um dicionário para quem gosta de brincar com as palavras, pra quem gosta realmente da língua portuguesa e de todas as suas nuances.
Tentei criar várias opções além das rimas óbvias, como a divisão entre oxítonas, paroxítonas, acentuadas, monossílabos, dissílabos, etc. Por que, muitas vezes, eu perdia muito tempo lendo todas as rimas possíveis e isso me desconcentrava. Por exemplo: se a palavra que eu procurava, por força do ritmo, teria que ser uma paroxítona, todas as proparoxítonas só me atrapalhariam. Se eu buscava, por força da métrica, um dissílabo, qualquer outro me atrapalharia também. E por aí vai.
E dentro das próprias paroxítonas, por exemplo, há uma infinidade delas terminadas com as últimas três ou quatro letras, então fui avançando mais para dentro dos vocábulos e oferecendo opções de rimas mais perfeitas.

Enfim, este dicionário foi feito com muito carinho, porque foi feito pra mim (rsrs). Hoje resolvi compartilhá-lo com tantas outras cabecinhas sonhadoras que estão por aí, assim como você. Pra que você o usufrua como eu, primeiro estude-o. Tente entender o que se passava pela minha cabeça enquanto o criava.
E faça bom uso.

Faço questão que me mande o primeiro texto que você criar, com a ajuda deste humilde dicionário.
Você não faz idéia de como me será prazeiroso saber que ajudei de alguma maneira alguém a expressar seus sentimentos com um pouquinho mais de estilo.

Obrigada por visitar o DICIONÁRIO DE RIMAS DA ALICE.

4 comentários:

  1. Parabéns Alice pela iniciativa.
    Espero que quando eu voltar a visitar este espaço seus seguidores tenham se multiplicado.
    Abraços de Luz.

    Não esqueça de visitar meu blog, http://iluminandoavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Dio Santissimo!
    - E eu achava que eu era o pirado!rs
    Isso aqui vai fundir minha cabeça, princesinha Alice!rs
    Beijo!!

    ResponderExcluir